O dia começou complicado por aqui, com muita chuva, árvores caídas e trânsito interrompido. A Proteção Civil atendeu 295 chamadas em várias cidades, principalmente no norte do país. A caminho da escola da minha filha mais velha, deparamo-nos com uma árvore no meio da rua. A cena me fez lembrar do mês de outubro de 2017, quando eu ia para o trabalho em Santa Maria. A noite tinha sido de muito vento e temporal e este seria o assunto da pauta da manhã. Tinha que estar às 5h da manhã no trabalho para entrar ao vivo no primeiro telejornal do dia. A cidade estava às escuras, por causa do temporal vários postes foram danificados. Não se via quase nada. E então, o susto: quando entrei da rua Silva Jardim para a Vale Machado e me deparo com uma árvore interrompendo o trânsito, atravessada mesmo de um lado ao outro da rua. A diferença é que aí são as tempestades da primavera; e aqui, os temporais de outono. E como tudo pode ter um lado positivo – ainda bem – no fim da tarde, alguns raios de sol conseguiram espiar entre as nuvens, formando um belo arco-íris no céu de Braga.
Deputados de bicicleta ou transporte público
Alinhada ao Plano Nacional de Poupança de Energia apresentado pelo governo, a Assembleia da República implementou, a partir de hoje, várias ações, entre elas o desligamento das luzes da fachada do prédio da AR durante a madrugada; ampliação do estacionamento de bicicletas, aumentar as vagas para carros elétricos e promover a utilização de transportes públicos para todos os funcionários. As novas regras preveem ainda temperaturas pré-definidas para os aparelhos de ar-condicionado; regras para o uso das luzes nos gabinetes e refeitórios, entre outras medidas.
A partir de amanhã tem festa do chocolate
E para terminar com uma boa e saborosa nota desta quarta, começa amanhã em Vila Nova de Gaia, uma cidade próxima de Braga no norte de Portugal, a primeira edição na Europa do Festival Internacional do Chocolate e do Cacau. Esse evento já foi realizado 25 vezes no Brasil. Isso comprova o que sempre digo que somos (os brasileiros) pioneiros em muitas coisas. Somos criativos e inovadores – nem tudo começa no Velho Mundo (risos). O evento é destinado aos amantes da guloseima e vai ocorrer de quinta a domingo. Durante quatro dias, vai ter degustação, demonstrações culinárias, atividades para todas as faixas etárias e exposição de produtos de produtores de diferentes países para mostrar as principais origens do cacau. 90% do cacau de qualidade do mundo é latino e do outro lado do oceano está o maior consumo mundial per capta: na Europa. Esse foi o que motivou os organizadores a trazer o festival para o lado de cá, com a ideia de posicionar Portugal, pela forte ligação com a América Latina, em um ponto estratégico. Pedro Araújo, mestre de chocolate e diretor da WOW (empresa de chocolate em Vila Nova de Gaia), disse que o 2022 é um excelente marco para estabelecer a parceria com o Brasil, já que se comemoram os 200 anos de Independência e também os 200 anos da introdução do cacau na África, pelas mãos dos portugueses.